Descrição do Projeto (see English version)

AIRDOC: Aplicação móvel Inteligente para suporte individualizado e monitorização da função e sons Respiratórios de Doentes Obstrutivos Crónicos

O AIRDOC é um projeto na área da saúde móvel (mHealth) que visa o desenvolvimento de novas ferramentas e soluções tecnológicas de monitorização e de autogestão de doenças respiratórias obstrutivas crónicas com base em smartphones e sensores integrados, com o objetivo de melhorar os cuidados de saúde nesta área.

Financiado pelo Norte2020 (Portugal2020), o projeto tem como promotor líder a MEDIDA – Serviços de Medicina, Educação, Investigação, Desenvolvimento e Avaliação, Lda. e como copromotores o CINTESIS/FMUP (Universidade do Porto) e o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Abstract

O AIRDOC pretende desenvolver, integrar e validar um conjunto de tecnologias de informação e comunicação (TIC) de saúde móvel (mHealth), para a monitorização remota e suporte individualizado (coaching) de pessoas com doenças respiratórias obstrutivas crónicas (DROC), usando apenas o smartphone e os seus sensores integrados. As ferramentas atuais de auto-monitorização e auto-gestão das DROC são pouco atrativas, não individualizadas e obrigam os profissionais a análises trabalhosas, desmotivando a sua utilização nos cuidados de saúde. Existe uma clara oportunidade para um novo mercado de soluções tecnológicas avançadas, económicas e de rápida disseminação, dirigidas aos doentes e atrativas para diferentes intervenientes do setor da saúde. A estratégia do AIRDOC é desenvolver e integrar tecnologias de auto-monitorização e auto-gestão sem a necessidade de dispositivos adicionais, fazendo uso da presença dos smartphones na vida diária.

O AIRDOC pretende contribuir para a concretização da indústria de saúde digital e inovar:

  1. nas tecnologias de monitorização remota da função respiratória e da auscultação pulmonar computorizada;
  2. nas soluções de coaching, integrando psicoeducação, gamificação e sistemas de apoio à gestão da doença;
  3. na gestão de dados pessoais de saúde, com foco na segurança, privacidade e interoperabilidade. Os resultados do AIRDOC terão um grande impacto na inovação em serviços de saúde para DROC, com maior envolvimento e capacitação do doente no seu tratamento, fornecendo informação prospetiva de qualidade para uma melhor decisão terapêutica e tornando os cuidados de saúde mais eficientes e sustentáveis.

O AIRDOC está portanto fortemente alinhado com as prioridades da EREI Norte e os desafios do programa Horizonte 2020. O consórcio (MEDIDA, GECAD e CINTESIS) possui experiência complementar nas áreas da saúde, TIC, mHealth, metodologias de coaching e de gestão e análise de dados, para conduzir com sucesso este projeto de elevado potencial.

Entidade Financiadora

Norte 2020 (Portugal 2020)

Montante global

638.023,79 euros

Montante MEDIDA

292.752,55 euros

Referência:

NORTE-01-0247-FEDER-033275

Investigadores MEDIDA envolvidos

João Fonseca (Investigador Principal), Susana Caldas Fonseca, Tiago Jacinto, Mariana Pereira, José Valente, Magna Correia, Rafael Almeida